Uma das principais perguntas que me fazem na loja é se as plantas são de sol ou de sombra. E com razão – é importantíssimo saber, e não é à toa que tanta gente tem dúvida, porque é muita planta. Pra quem quer saber o que acontece com uma de sol que é deixada na sombra ou vice-versa, eu tento explicar. Mas agora tenho um exemplo muito ilustrativo pra mostrar.

Em casa tiramos a Jade que estava no pergolado fazia vários anos e pusemos duas mudas de Sapatinho-de-judia. Uma na sombra e outra no sol pleno – mais especificamente, uma na face sul e outra na face norte, que possuem maior efeito agora no inverno.

Gostaria de enfatizar que isto é uma mera observação, não um experimento. Mas é um exemplo muito ilustrativo, portanto gosto de mostrar. O resultado foi este:

 

Mauricio Felix - NJ.59.1

 

É muito fácil reparar na diferença de desenvolvimento das duas mudas. Quer saber por quê isso ocorre? No meu último post[link=http://www.novojardim.com/mauricio-felix-058iluminacao-no-jardim-e-a-planta-o-que-acha-disso] eu escrevi sobre o fenômeno da Fotomorfogênese, que é cada mudança que ocorre na planta devido à influência da luz – nada a ver com fotossíntese. Tá na cara que minha planta preferiu a face sul, com sombra; isso porque ela está adaptada a um ambiente com essa luminosidade, e pra ter todo seu corpo funcionando direito, mesmo com mais sol do que ela gostaria, ela vai se esforçar pra manter as condições de temperatura, umidade e fisiologia favoráveis. A espessura, o tamanho e o tom do verde das folhas têm influência com a água perdida pela transpiração, a luz absorvida, a temperatura alcançada, entre outros.

 

Repare:

 

Mauricio Felix - NJ.59.2

 

No sol: folhas menores, claras e enrugadas, entrenós (a extensão de ramo entre um par de folhas e o próximo) curtos.

 

Mauricio Felix - NJ.59.3

 

Na sombra: folhas maiores, escuras e lisas, entrenós longos.

 

Como é difícil comparar nas imagens separadas, aí vai uma com as duas:

 

Mauricio Felix - NJ.59.4

 

As quatro adaptações que eu apontei são tentativas da planta de diminuir a perda d'água e minimizar o aumento da temperatura, que são os principais efeitos estressantes da exposição ao sol. Esse é um tipo de reação de uma planta a um ambiente desfavorável, em maior ou menor grau.

 

As plantas sentem o ambiente, sim, e respondem a ele. Elas possuem sentidos. E quem nega ou acha loucura não as conhece de perto.

Maurício Félix

Deixe sua resposta