Paisagismo Para Interiores

Com o crescimento dos empreendimentos imobiliários e aumento do valor do metro quadrado, fica cada vez mais difícil ter um espaço verde em casa. Tem surgido então alternativas que proporcionam lazer familiar e bem-estar, mesmo em ambientes fechados, como os espaços gourmet. Nele, sua estrutura e decoração remetem ao sofisticado, a uma boa refeição familiar, uma agradável recepção, mas também um cantinho para ler, descansar e respirar um pouco de ar verde e refrescante, isso com poucos metros quadrados!

Não é necessário que se tenha uma área aberta para que se faça um projeto paisagístico; é possível fazê-lo em ambientes fechados, com um projeto paisagístico para interiores.

Em uma sala gourmet, por exemplo, arquitetos e decoradores são importantíssimos para indicar os padrões decorativos e a dimensão do espaço disponível, mas não se deve esquecer da importância do paisagista para a colocação adequada da área verde e de seus similares, como plantas, flores, vasos, uso de decks e móveis rústicos que proporcionem uma boa acústica e ambiente.

Hoje em dia, os empreendimentos, inclusive nas regiões metropolitanas, já são adaptados ao uso de uma varanda ou espaço gourmet, nele sempre podemos e devemos incluir uma área verde, como um jardim vertical de drenagem e distribuição de água sustentável ou o uso de plantas de interiores, como Bamboos Chineses, Palmeiras de Bamboos, Arena Palma, Lírios da Paz, orquídeas e bromélias. Além disso, pode-se fazer uso de vasos alocados à parede e o plantio de ervas orgânicas para o uso na cozinha, como manjericão, alecrim e orégano. Em espaços maiores, o uso de Palmeiras-Ráfis bem distribuídas no ambiente sempre proporcionam um certo glamour ao local.

Agora se o espaço é reduzido pode-se usar um pequeno deck com um descanso romântico, com flores e plantas dispostos na luz, ou até uma bancada com cuba e um canto à lenha. O paisagista agrega conhecimento ao decorador no uso adequado e complementar de objetos e plantas que se correlacionam, purificando o ar e propondo um bem-estar adequado.

Lembre-se sempre, o uso reservado de uma área verde em interiores é muito importante, além de deixar o local mais aconchegante e agradável, proporciona uma elegância ao lugar, gera bem-estar, é prático, de fácil manutenção e preservação, também deixa o ambiente muito bonito e está na moda.

Murilo Berbert Félix

Deixe sua resposta